Cinema e Orgulho: curta “FArDADO” aborda a vivência de um policial militar gay

OLHO: Produzido por Mariana Biurrum e Dan Biurrum o filme foi lançado em Conquista

No dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima foi palco da exibição do filme “FArDADO”, um curta-metragem que narra a história de Gustavo, um policial militar gay que vive entre duas realidades distantes: a rigidez do ambiente militar e a busca por sua liberdade afetiva e identidade.

De acordo com a diretora de produção e roteirista do curta Mari Biurrum, a ideia de produzir o filme surgiu em parceria com Dan Biurrum e o objetivo era abordar a temática LGBTQIAPN+ com um recorte diferente e específico. “Entendemos que o ambiente militar ainda é fortemente marcado pelo machismo e pela homofobia. É um tema tabu, mas justamente por isso sentimos a necessidade de falar sobre ele”, afirma.

O curta foi filmado ao longo de oito dias, com uma equipe formada por 25 profissionais. As gravações ocorreram inteiramente em Vitória da Conquista, tendo como principais locações os bairros Vila Elisa, Alto Maron, Urbis VI, além do caminho para o Povoado da Estiva e o Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa).

Mari Biurrum relembra que acompanhar o projeto ganhando forma foi uma experiência gratificante, mas também desafiadora. “A verba era curta e isso exigiu muita criatividade, esforço coletivo e, principalmente, o apoio de pessoas e empresas que acreditaram no projeto. Sem essa rede de apoio, nada disso teria sido possível”.

Os próximos passos incluem a inscrição do filme em festivais de cinema, tanto no Brasil quanto no exterior, além da sua circulação em plataformas de streaming e canais de televisão. “Essa é uma etapa muito importante, porque queremos que essa história circule, provoque reflexões e alcance diferentes públicos. Queremos que essa mensagem vá longe”, afirma Mari.

O filme “FArDADO” é um projeto contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal e Paulo Gustavo Bahia (PGBA).

Imagens Oficiais do curta “FArDADO”.


Produção.


Exibição do Filme no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.

Reprodução: “FArDADO”


Exibição do Filme no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.

Reprodução: “FArDADO”

 11 total views,  11 views today

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: